quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PROJETO DENGUE

             ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

                                    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

           E.E. JOSÉ FERREIRA DA COSTA

PROJETO DENGUE

DIRETORES: ANTONIO BARBOSA DA COSTA
MARIA DE FÁTIMA MARTINS GOMES MAIA
COODENADORA PEDAGÓGICA: EDNA MARIA JACINTO DA SILVA

PROFESSOR RESPONSÁVEL: EGIANE BORGES
COSTA RICA MS – 2010

JUSTIFICATIVA

Observando que índice de dengue espalhado no país e verificando que no munícipio de Costa Rica já foi atingido pelo vírus tendo constatado um número de casos elevado pela quantidade de habitantes tendo em vista o grande número de pessoas infectadas pelo vírus da Dengue na comunidade, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do Município, incansáveis no combate a essa praga que assola os nossos dias, por tudo isso que a escola deve fazer sua parte tendo como finalidade de formar cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na solução de problemas sociais que exijam a participação ativa e coletiva, que se viu a necessidade de desenvolver um projeto voltado para esse tema.
Neste contexto, que esta unidade escolar se engajou na luta, elaborando este projeto para dar suporte à frente de trabalho da comunidade escolar, na batalha contra a dengue tendo como objetivo maior da escola, a fim de despertar nos seus alunos e na comunidade o interesse, a participação e consciência para os riscos que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDES EGYPTI, transmissor do vírus Causador da dengue.


OBJETIVOS

  • Esclarecer os alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
  • Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti;
  • Despertar no aluno o espírito combativo frente ao problema da dengue;
  • Incentivar no aluno a participação coletiva como força de trabalho na fiscalização, prevenção e combate ao mosquito Aedes Egypti.


                                         DESENVOLVIMENTO
           O projeto foi desenvolvido durante o mês de outubro e novembro mobilizado na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, utilizando toda sua força de trabalho no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera esse mosquito. Os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença.
No primeiro momento foram exibidos vídeos no intervalo para que os alunos fossem tendo consciência do que a dengue pode causar e começara a socializar com o tema e iniciar a fazer seus questionamentos.
No segundo momento foi realizado um arrastão com os alunos do 9º ano noturno, onde os mesmos foram visitar o bairro com maior índice de casos, entregando panfletos e conversando com a população verificando os terrenos e demonstrando como deve se ter cuidado com as águas paradas. Em sala todos os alunos confeccionaram cartazes, elaboraram histórias em quadrinhos, caça-palavras, cruzadinhas com a mesma temática.


AVALIAÇÃO
A avaliação ocorreu durante a execução das atividades propostas, através da observação da participação, interesse e aprendizado coletivo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário